O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das principais alternativas a quem deseja ingressar em um curso de graduação.

Mas, infelizmente, não conseguiu uma boa nota de corte no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem aderir a uma linha de crédito concedida pelo Fies àqueles que tiraram nota igual ou acima de 450 pontos no Exame, incluindo a redação.

No entanto, a partir do segundo semestre de 2015 aconteceram algumas mudanças no programa de financiamento estudantil. Incluindo o percentual de juros anual, lista de classificados, entre outros.

Publicidade

Mesmo assim, o Financiamento Estudantil continua sendo um dos planos de financiamento mais procurado por estudantes em todo o Brasil.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Educacional, o IDados, um a cada três estudantes brasileiros optam pelo Financiamento Estudantil. O estudo foi realizado a partir dos dados do Ministério da Educação.

Por conta disso, o candidato que deseja iniciar um curso de graduação, por meio do Fies, precisa ter em mente as principais condições que incluem o financiamento estudantil. Tais como prazo total de pagamento, carência e etc.

Abaixo, você confere as principais condições do Financiamento Estudantil.

Condições do financiamento estudantil

Fies: condições do financiamento

Segundo informações apresentadas no site do Fies, os candidatos que solicitaram o financiamento do segundo semestre de 2015 em diante estão sujeitos às novas regras do programa, como:

Fase de utilização do Financiamento Estudantil

Esta etapa acontece durante todo o período de curso do estudante. Portanto, nesse período ele deve pagar uma taxa máxima de R$ 150,00. Este valor refere-se aos juros incidentes do financiamento.

Além disso, agora, serão disponibilizadas 100 mil vagas anuais sem nenhum juro incluso, destinadas às pessoas mais carentes.

Fase de carência do FIES

Depois de encerrar o curso, o estudante tem um prazo de até 18 meses (um ano e meio) de carência até começar a pagar a mensalidade de seu financiamento, desde que esteja desempregado.

Durante esse período, o universitário deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Assim, que será automaticamente descontado do valor total financiado.

No caso de o estudante já estar empregado, o pagamento da primeira mensalidade do curso acontece já no mês seguinte a formatura e é descontado direto na folha de pagamento.

Fase de amortização do FIES

Depois de encerrada a fase de carência, o estudante começará a pagar o valor financiado.

Já que, esse valor poderá ser parcelado em até 3x a duração do curso de graduação estudado. Ou seja, se o curso possuir 4 anos de duração, o estudante terá o valor total das mensalidades dividido em até 12 anos.

Para mais informações sobre as condições e aditamento FIES, veja aqui.

Como fazer a inscrição no Financiamento Estudantil

A fim de garantir uma vaga em alguma instituição de ensino superior através do Fies, o interessado deverá passar por uma fase de pré-seleção.

Para se inscrever, acesse o Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) e realize todo o processo de cadastro, informando CPF, e-mail de contato e senha.

Feito isso, realize as instruções recebidas no e-mail informado.

Tem dúvidas sobre o Financiamento Estudantil? Deixe nos comentários que rapidamente lhe responderemos.